terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Cursos técnicos abrem mais de 45 mil vagas na rede pública


Alexandro Mota (alexandro.mota@redebahia.com.br)
18/02/2014 07:17:00 Atualizado em 18/02/2014 07:58:40

Matrícula para ensino médio profissionalizante será semana que vem. Em Salvador e Região Metropolitana, são 12 mil vagas em 44 cursos



Foi ao ler uma notícia com o título acima, quatro anos atrás, que a mãe do estudante Ezequias Sampaio Ferreira, hoje com 18 anos, conheceu o tipo de formação que mudaria o futuro dele. “Estava terminando o ensino fundamental e minha mãe soube que tinham escolas que ofereciam o médio junto com o técnico, fiz e hoje acho que tenho um certo privilégio no mercado de trabalho por não ter só a formação geral”, conta Ezequias.

Na próxima semana, quando as matrículas para essa modalidade serão abertas, a notícia se repete para que mais de 45 mil novas vagas oferecidas pela Secretaria Estadual de Educação (SEC) sejam ocupadas em todo o estado.

Os Cursos de Educação Profissionalizantes podem ser concluídos em até quatro anos (o ensino médio regular em três). Chegando ao fim, o estudante tem a certificação do ensino médio, mas também já está apto a encarar o mercado de trabalho com uma formação técnica com reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC).




No caso de Ezequias, a formação em Manutenção Automotiva inicialmente lhe garantiu um estágio na área e, assim que concluiu, foi contratado por um Centro Automotivo da Paralela. “É uma área que eu gosto, quero fazer faculdade na área de Engenharia, enquanto isso já tenho uma renda e trabalho, fora a economia. Um curso desses custaria cerca de R$ 400 por mês”, afirmou o aluno egresso do Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira, em Mussurunga, um dos colégios estaduais a oferecer o ensino médio.

“Esse curso dá a oportunidade de o jovem concluir o ensino médio com um atrativo que facilita sua inserção no mercado de trabalho”, argumenta Cristina Kavalkievicz, diretora Superintendência de Educação Profissional (Suprof), braço da Secretaria estadual de Educação.

Cursos

Os cursos são divididos em 112 áreas, nomeadas pela secretaria como Eixos Tecnológicos. Só na Região Metropolitana de Salvador (RMS) estão sendo ofertadas quase 12 mil vagas, distribuídas em 44 cursos técnicos (veja a distribuição abaixo).

No estado, a diversidade é maior, contando com mais de 80 cursos, segundo a Suprof. O curso é tanto para quem parou de estudar e quer retornar com um ensino profissionalizante, sendo necessário para isso ter idade superior a 18 anos para ingressar na modalidade de Educação de Jovens e Adultos; ou para estudantes como Ezequias, que decidem fazer um Ensino Médio Profissionalizante após ter concluído o ensino fundamental. Para quem já cursou parte do ensino médio e abandonou, consegue concluir a formação técnica em dois anos e meio.

A secretaria garante que não há nenhuma alteração no programa do ensino médio. “Foi mais puxado, mas valeu a pena. A diferença foi que ao longo dos anos fui tendo disciplinas do técnico junto como do médio”, lembra Ezequias.

Para quem já concluiu o médio na rede pública de ensino ou como bolsista da rede privada, não é preciso arrependimento de não ter feito o curso técnico. O pós-médio é uma modalidade em que os alunos já concluintes possam concluir o técnico em dois anos. Na Bahia, serão 10.610 novas vagas apenas para esse tipo de inscritos, que apenas nessa modalidade precisam aguardar o resultado de um sorteio eletrônico que vai garantir ou não a vaga.

“Optamos pelo sorteio eletrônico por causa da desigualdade da concorrência por conta dos níveis diferentes de ensino e também porque podemos ter um aluno recém-concluído com outro que terminou o ensino médio anos atrás”, explica a coordenadora da Assessoria de Informação Estratégicas da Suprof, Neivia Lima.

Hoje começam as matrículas da rede estadual, inicialmente para transferências de alunos entre unidades da própria rede. Amanhã e quinta-feira, abre inscrição para estudantes que estão concluindo ou iniciando o ensino fundamental. Os demais alunos da rede fundamental se matriculam nos dias 21 e 24. Na terça e quarta-feira, estão abertas a matrícula do ensino médio, podendo o estudante optar pela formação geral ou profissionalizante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário