quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Curso Gratuito


SENAI-EAD Grátis Curso TI-Tecnologia da Informação

 Curso Gratuito

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 No Brasil o Profissional de TI ou Tecnologia da Informação está em falta e no futuro próximo haverá mais de 200 mil vagas de emprego nesta área e com o crescente mercado da internet este número deverá crescer ainda mais. Com isso, o SENAI-EAD possui o curso grátis de TI – Tecnologia da Informação para começar a suprir o mercado desta profissão.

Há vagas e bons salários, mas faltam profissionais capacitados.


Crescimento da TI depende de qualificação, diz estudo


Há vagas e bons salários, mas faltam profissionais capacitados.



O setor de TI deve continuar aquecido em 2014, informou a Robert Half no Guia Salarial 2014. A companhia está otimista para o próximo ano, que demandará mais profissionais qualificados, principalmente em áreas de implementação de sistemas, negócios e infraestrutura.


Formação Analista de TI

Formação Analista de TI

Carga Horária: 120 horas

Cursos Relacionados na Formação ATI:

Curso SAP Funcional (FI, PP, SD, MM, CO, PM) - 40 horas
Curso PMP Exam Prep PMI 5º Edição - 48 horas
Analista de Negócios BPM BPMN - 16 horas
Curso ITIL® V3 Foundations - 16 horas

  • Descrição do Curso:

Um profissional com a formação de Analista de TI tem a capacidade de assumir vários cargos de liderança em grandes empresas. Destacamos alguns cargos que podem ser assumidos por um profissional com as qualificações na área de ERP Sap, Gerenciamento de Projetos PMI, Analista de Negócios e Governança e Gestão em ITIL V3 .



Informação extraída do site da InfoExame de 2013.

Guia de Cursos de TI


Guia de Cursos de TI

Saiba qual é o mais indicado para vocêPor Rafael Romer RSS | 18.02.2013 às 09h10



          O mercado da tecnologia da informação (TI) atualmente é um dos mais aquecidos no mundo, e não dá sinais de que deve parar tão cedo. O Brasil é atualmente o segundo maior mercado de TI entre os países emergentes e deve apresentar um aumento de 6% nos investimentos na área em 2013, segundo projeções da consultoria Gartner. No mundo, as projeções de gastos com TI totalizam US$ 3,7 trilhões, um crescimento de 4,2% em relação ao ano passado.

          Neste cenário, o incentivo para seguir uma carreira nesta área não é pequeno. E o que não faltam são opções de curso. Mas você sabe bem diferenciar entre um curso de Análise e Desenvolvimento e de Sistemas de Informação? E quais as especificidades de um curso de Engenharia de Computação e outras áreas do campo da engenharia? Preparamos um guia para explicar algumas das principais profissões disponíveis no mercado de TI.

         Os cursos profissionalizantes em tecnologia da infomação são uma realidade relativamente nova no Brasil. Organizadas pelo Ministério da Educação entre os anos de 2004 e 2005, essas faculdades surgiram para suprir uma carência do mercado por profissionais qualificados e especializados. Surgiram então uma série de cursos focados em áreas específicas da TI, dedicados a ensinar noções de programação, organização de dados e segurança de rede para jovens que entravam no mercado.

          Em geral, as características destes cursos são sua curta duração (em média 2 anos) e baixo investimento, o que permite ao jovem uma formação rápida e uma entrada no mercado ainda mais fácil. Antes desse período, os principais profissionais atuantes neste mercado vinham de cursos da área das ciências exatas como matemática e física, e costumavam aprender na prática a atuar em TI. "No Brasil todo esse processo começou com um atraso de cerca de dez anos em relação aos Estados Unidos e Europa", explica Wagner Sanchez, diretor acadêmico da Faculdade FIAP.

            "Outra diferença é que nesses lugares a formação também é um pouco diferente, não tem um controle tão rígido por parte do governo", conta Sanchez. Segundo ele, o controle exercido pelo MEC no ensino traz alguns benefícios, como a segurança para o estudante de que cursos qualificados existam no mercado, mas também colabora para o engessamento dos cursos no Brasil, que não possuem tota autonomia para a construção da grande, parte essencial para uma área de respira inovação.

             Conhecer bem o curso e a faculdade na qual se pretende estudar também é parte importante do processo. Por ser uma área em expansão, diversas instituições oferecem cursos em TI, mas nem todas possuem grades ou conteúdo qualificado. Em janeiro deste ano, o MEC divulgou uma lista que suspendia vestibulares para o ano de 2013 de 22 cursos da área de tecnologia. O total representou 25% dos cursos superiores suspensos pelo ministério. Cuidado na hora de decidir!

               Sanchez recomenda que, antes de escolher qual curso seguir, o estudante pense na situação na qual se encontra. Se a escolha for por um curso de curta duração e que em pouco tempo permita a entrada no mercado de trabalho, cursos técnicos são a opção certa. Mas é preciso lembrar que o tecnólogo é um profissional que precisa se manter constantemente atualizado, devido a carga de estudo reduzida.

               Por outro lado, se o estudante deseja cursos mais sólidos e com mais tempo de prática e teoria, cursos como o de Sistema de Informação e Engenharia da Computação podem ser a escolha indicada. "O estudante também precisa se inteirar um pouco sobre cada curso e ver aquele que combina mais com a aptidão dele. É ideal que ele procure as faculdades e se informe sobre a oferta de cada curso para ver se está de acordo com aquilo que espera", sugere Sanches. "Ele não pode pensar que vai para uma faculdade de tecnologia para ficar jogando, nem para ficar no Facebook", brinca.


Os cursos
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso é focado no desenvolvimento de softwares e programação voltados para o uso empresarial. Estudantes do curso aprendem também sobre a manutenção e desenvolvimento de software em linguagens como Java, além de entrar em contato com padrões de internet como o HTML, XML, XBRL, para o desenvolvimento de aplicações. O curso também envolve noções de gerenciamento e administração e pode ser indicado para quem deseja criar um negócio próprio. Saiba tudo sobre o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento.
Tecnologia em Banco de Dados

O estudante será capaz de trabalhar na organização, administração e manutenção de bancos de dados. O profissional desta área também é capaz de garantir a segurança destas informações empresariais. Áreas de atuação incluem bancos, firmas de tecnologia e outras empresas que lidam com grande fluxo de dados. Saiba tudo sobre o curso de Tecnologia em Banco de Dados.
Tecnologia em Rede de computadores

O tecnólogo em Rede de Computadores é capaz de dimensionar o uso de equipamentos e configurar acesso e disponibilidade de redes variadas para empresas, como internet, intranet, bluetooth, Wi-Fi e LAN. O profissional também será capaz de realizar o gerenciamento das redes e a manutenção da segurança. Saiba tudo sobre o curso de Tecnologia em Rede de Computadores.
Tecnologia em Sistemas para Internet

O curso é focado no desenvolvimento de websites variados, de portais a redes sociais. A grade também deve incluir noções de marketing digital, como design de página, como uso de cores e banners, e noções de e-commerce para otimizar o funcionamento dos sites. Saiba tudo sobre o curso de Tecnologia em Sistemas para Internet.
Engenharia da Computação

Um dos mais tradicionais cursos da área, a engenharia da computação se aproxima das áreas tradicionais da engenharia, e possui cinco anos de duração. A grade do curso é vasta e inclui desenvolvimento e manutenção de software, montagem e configuração de hardware, de peças de computadores e robótica, e a integração entre ambos. Em uma empresa, o engenheiro também pode ser responsável por otimizar o trabalho de computadores, casando a estrutura física ao seu potencial de produção. Saiba tudo sobre o curso de Engenharia da Computação.
Sistemas de informação

O bacharel em sistemas de informação aprenderá um pouco de cada uma das áreas disponíveis no mercado: de manutenção de banco de dados a desenvolvimento de software e sites. A formação também é de longa duração, com 4 anos de estudo, mas promete uma formação completa para o profissional que quer entender de cada uma das áreas da TI. Saiba tudo sobre o curso de Sistemas de Informação.



Matéria completa: http://corporate.canaltech.com.br/noticia/cursos/Guia-de-Cursos-de-TI-saiba-qual-e-o-mais-indicado-para-voce/#ixzz2lL1sqxYX
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Aulas gratuitas sobre TI estarão disponíveis na internet

Aulas gratuitas sobre TI estarão disponíveis na internet

O contato realizado entre professores e estudantes será feito por meio do Twitter



São Paulo – A empresa Enterasys Networks, que oferece serviços para redes cabeadas e wireless, anunciou nesta quinta-feira que disponibilizará cursos técnicos online gratuitos sobre redes de dados, tecnologia sem fio e conceitos de segurança.

As aulas promovidas são compostas por quatro cursos divididos em dezesseis seções semanais. Os assuntos apresentados contam com os seguintes eixos temáticos: fundamentos de redes de dados, fundamentos de redes wireless, conceitos de segurança e fundamentos de redes IPV6.


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TI
Curso

A princípio, os materiais estão disponíveis em inglês. O contato realizado entre professores e estudantes será feito por meio do Twitter, com a hashtag #ETSMOOC. Ao final do curso, os alunos que apresentarem os melhores desempenhos a cada módulo receberão um prêmio da empresa. Quem concluir o programa também receberá um certificado. "Diante do aumento das mensalidades das faculdades, muitas pessoas acreditam que cursos online abertos ao público podem reduzir custos e tornar a educação mais acessível. É possível que tenhamos futuros CIOs e engenheiros participando de nossos cursos e, por isso, queremos oferecer esta oportunidade a todos”, disse Vala Afshar da Enterasys Networks.


Mais informações sobre os cursos estão disponíveis no site oficial da empresa.

O Que é Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação

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Mapa com os gastos em TI em todo o planeta


A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir a produção, armazenamento, transmissão, acesso e o uso dasinformações. Na verdade, as aplicações para TI são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas - que há várias definições para a expressão e nenhuma delas consegue determiná-la por completo. É a área de informática que trata a informação, a organiza e classifica de forma a permitir a tomada de decisão em prol de algum objetivo.1 A Tecnologia da informação pode contribuir para alargar ou reduzir as liberdades privadas e públicas, ou tornar-se em instrumento de dominação. 2

O termo

A TI é uma grande força em áreas como finanças, planejamento de transportes, design, produção de bens, assim como na imprensa, nas atividades editoriais, na produção musical e cinematográfica, no rádio e na televisão. O desenvolvimento cada vez mais rápido de novas tecnologias de informação modificou as bibliotecas e os centros de documentação (principais locais de armazenamento de informação), introduzindo novas formas de organização e acesso aos dados e obras armazenadas; reduziu custos e acelerou a produção dos jornais e possibilitou a formação instantânea de redes televisivas de âmbito mundial.


Além disso, tal desenvolvimento facilitou e intensificou a comunicação pessoal e institucional, através de programas de processamento de texto, de formação de bancos de dados, de editoração eletrônica, bem como de tecnologias que permitem a transmissão de documentos, envio de mensagens e arquivos, assim como consultas a computadores remotos (via rede mundiais de computadores, como a Internet). A difusão das novas tecnologias de informação trouxe também impasse e problemas, relativos principalmente à privacidade dos indivíduos e ao seu direito à informação, pois os cidadãos geralmente não têm acesso a grande quantidade de informação sobre eles, coletadas por instituições particulares ou públicas.[carece de fontes]


As tecnologias da informação não incluem somente componentes de máquina. Existem tecnologias intelectuais usadas para lidar com o ciclo da informação, como técnicas de classificação, por exemplo, que não requerem uso de máquinas apenas em um esquema. Esse esquema pode, também, ser incluído em um software que será usado, mas isso não elimina o fato de que a técnica já existia independentemente do software. As tecnologias de classificação e organização de informações existem desde que as bibliotecascomeçaram a ser formadas. Qualquer livro sobre organização de bibliotecas traz essas tecnologias.[carece de fontes]


Os maiores desenvolvedores mundiais desse tipo de tecnologia são Suécia, Singapura, Dinamarca, Suíça e Estados Unidos, segundo o Relatório Global de Tecnologia da Informação 2009-2010 do Fórum Econômico Mundial. O Brasil é o 61º nesse ranking3 . Por, Carbonita - MG. Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha.
Tecnologias de Informação (TI) nas organizações
Impactos dos Sistemas de Informação (SI) / Tecnologias de Informação (Ti) nas organizações


A introdução de SI/TI numa organização irá provocar um conjunto de alterações, nomeadamente em nível das relações da organização com o meio envolvente (analisadas em termos de eficácia) e em nível de impactos internos na organização (analisados através da eficiência).


As TI são um recurso valioso e provocam repercussões em todos os níveis da estrutura organizacional:
no nível estratégico, quando uma ação é suscetível de aumentar a coerência entre a organização e o meio envolvente, que por sua vez se traduz num aumento de eficácia em termos de cumprimento da missão organizacional;
nos níveis operacional e administrativo, quando existem efeitos endógenos, traduzidos em aumento da eficiência organizacional em termos de opções estratégicas. No entanto, ao ser feita essa distinção, não significa que ela seja estanque, independente, pois existem impactos simultâneos nos vários níveis: estratégico, operacional e tático.


Assim, temos que os SI permitem às organizações a oferta de produtos a preços mais baixos, que, aliados a um bom serviço e à boa relação com os clientes, resultam numa vantagem competitiva adicional, através de elementos de valor acrescentado cujo efeito será a fidelidade dos clientes.


A utilização de SI pode provocar, também, alterações nas condições competitivas de determinado mercado, em termos de alteração do equilíbrio dentro do setor de atividade, dissuasão e criação de barreiras à entrada de novos concorrentes. Os SI/TI permitem, ainda, desenvolver novos produtos/serviços aos clientes ou diferenciar os já existentes dos da concorrência e que atraem o cliente de forma preferencial em relação à concorrência.


A utilização de alta tecnologia vai permitir uma relação mais estreita e permanente entre empresa e fornecedores, na medida em que qualquer pedido/sugestão da parte da empresa é passível de ser atendido/testado pelos fornecedores. A tecnologia permitiu uma modificação na maneira de pensar e de agir dos produtores e consumidores.


As Tecnologias de Informação têm reconhecidamente impactos no nível interno das organizações: na estrutura orgânica e no papel de enquadramento/coordenação na organização; em nível psicossociológico e das relações pessoais; no subsistema de objetivos e valores das pessoas que trabalham nas organizações; bem como no subsistema tecnológico.


Os maiores benefícios somem quando as estratégias organizacionais, as estruturas e os processos são alterados conjuntamente com os investimentos em TI. As TI’s permitem, assim, ultrapassar todo um conjunto de barreiras na medida em que existe uma nova maneira de pensar, pois em tempo real é possível às empresas agirem e reagirem rapidamente aos clientes, mercados e concorrência.

Tecnologia de Informação e seu impacto na segurança empresarial

A Tecnologia da Informação segue em avanço constante, mas ao mesmo tempo sua gestão no quesito segurança4 não acompanha o mesmo ritmo das políticas de segurança e não está ainda em um patamar que pode ser considerado eficiente. Com tantos recursos disponíveis e possibilidades quase ilimitadas, os gestores esquecem que agora sua empresa possui mais uma porta para o mundo, porta esta que, se aberta, pode dar a um indivíduo valiosas informações sobre sua organização.


Temos então um caso em que a tecnologia da informação se torna um risco devido a problemas de gerenciamento, é importante ressaltar os problemas que a tecnologia traz para as empresas além de seus benefícios, pois segurança também gera custos e, quando lidamos com alta tecnologia, os investimentos nem sempre são pequenos nessa área.

As Tecnologias da Informação na Saúde

A tomada de decisões no sector público de saúde é extremamente dependente de uma informação eficaz e atempada. Todavia, segundo a OMS, na prática raramente os sistemas de informação de saúde funcionam sistematicamente pois são complexos, fragmentados e não respondem às necessidades. Todavia, estes são de extrema importância na manutenção dos direitos humanos, podendo documentar desigualdades de acesso aos cuidados. Da mesma forma, podem auxiliar a criação de uma plataforma de ação, fomentando o desenvolvimento sanitário de um tipo de população, social e economicamente desagregada, permitindo o seu acesso à informação5 .

Evolução da Tecnologia de Informação

Conhecendo a evolução histórica da Tecnologia da Informação (TI) podemos compreender o quanto essa ferramenta é necessária hoje nas empresas e perceber, por exemplo, como os sistemas atuais são modificados, desenvolvidos e aplicados. O desenvolvimento da TI, segundo Keen (1996, p. XXV) pode ser divida em quatro períodos distintos:
Processamento de dados (década de 1960);
Sistemas de informações (década de 1970);
Inovação e vantagem competitiva (década de 1980);
Integração e reestruturação do negócio (década de 1990);


De acordo com Foina (2001), foi com o advento dos computadores nas empresas e organizações que a TI surgiu. Antes, o processo de tratamento das informações eram em formatos de memorandos, planilhas e tabulações, todas datilografadas e distribuídas por meio de malotes aos funcionários. Analisando os avanços da TI vemos o quanto esse instrumento de tomada de decisão é importante no mundo dos negócios, nas empresas e na própria tecnologia.

A Era do Processamento de Dados

Em 1960 os computadores começaram a se tornar importantes para as grandes e médias empresas, mas eram limitadíssimos quanto a aplicações e incompatíveis entre si. Os avanços da informática eram puxados pelo hardware como melhorias no custo, velocidade dos equipamentos e as aplicações, onde esse último era construído “do zero”, pois não existiam empresas dedicadas ao desenvolvimento de pacotes.


Na década de 1970, as linhas telefônicas de voz passaram a permitir o acesso a terminais remotos de computadores e as telecomunicações se tornam uma base tecnológica, levando as empresas a automatização das atividades burocráticas.


Toda a ação acontecia na sala de processamento de dados os chamados CPD´s (Centro de Processamento de Dados) responsáveis pelo tratamento das informações, onde o acesso a esse volume de dados eram realizados por relatórios gerados pelo sistema ou terminais ligados ao computador central. Porém havia resistência por parte de usuários ao novo sistema e centralização das operações.
A Era dos Sistemas de Informações.

Em meados de 1970 as transformações tecnológicas começaram a abrir novas opções para a transformação de dados em informações e ao melhoramento e adequação dos sistemas de acordo com as necessidades da empresa, porém ainda era um período de extrema centralização.


O terminal, pela primeira vez, se torna flexível, permitindo o computador processar diversas tarefas simultaneamente com vários usuários. Surge também os pacotes de software, onde combinado com a flexibilidade dos terminais estimulou uma série de inovações que vieram a ser conhecidas como “sistemas de apoio à decisão”.


Segundo Keen (1996, p. XXXVII), “a maior evolução técnica dessa época foi a passagem do processamento de transações para o gerenciamento de banco de dados." Surge então os sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBDs), que organizam as informações de uma maneira eficaz, evitando duplicidade e facilitando sua análise. Assim os velhos CPDs começaram a se transformar em bibliotecas de informações. Os profissionais de informática eram os que mais resistiam às mudanças.

A Era da Inovação e Vantagem Competitiva

Em 1980, ocorreram mudanças tecnológicas principalmente em tecnologias de escritório e microcomputadores, e o termo “Tecnologia da Informação” passou a ser mais usado. Os gerenciadores de banco de dados se tornaram disponíveis nos PCs e softwares de custo baixo dominaram o mercado, assim as atenções se voltavam para o mercado em busca de novas estratégicas com base das tecnologias de TI. As telecomunicações e os microcomputadores liberaram o uso da TI nas empresas do mundo todo.


Criou-se programas de “consciencialização gerencial” para os altos executivos e o Centro de Suporte ao Usuário (CSU) ou o chamado Help Desk, onde os usuários consultavam para esclarecer dúvidas, além de receberem consultoria na área tecnológica, ambos para possibilitar o acesso e conhecimento das ferramentas de TI existentes nas empresas e uma maior aceitação.


Mesmo com todos os avanços da época, como as redes locais, os computadores ainda eram incompatíveis entre si, dificultando assim a integração dos sistemas e uma maior flexibilidade. A busca pela descentralização se torna mais forte. Compreende uma sociedade politicamente organizada que adquiriu consciência de sua própria unidade e controle , sobre ,um território próprio .Um povo politicamento organizada pode chegar a sua informação .

A Era da Integração e Reestruturação do Negócio

Na década de 1990, sistemas abertos, integração e modelos se tornam itens essenciais nos departamentos de sistemas acabando com a incompatibilidade. A integração tecnológica flexibilizou e facilitou a troca e o acesso às informações otimizando o funcionamento da empresa. Surge, por exemplo, o sistema EDI (electronic data interchange ou troca eletrônica de dados).


“A TI é reconhecida como fator crítico de capacitação, principalmente através das telecomunicações, que permite eliminar barreiras impostas por local e tempo às atividades de coordenação, serviço e colaboração”.(KEEN, 1996, p. XLIX). De modo súbito, a mudança se acelerou em quase todas as áreas do negócio e da tecnologia. A transformação e utilização das ferramentas da TI se tornam globais e as distinções entre computador e comunicação desaparecem mudando radicalmente o mundo dos negócios. O computador se torna elemento de TI indispensável em uma organização.