sábado, 1 de fevereiro de 2014

Curso de Agronomia da Unimontes recebe selo de qualidade do Arcu-Sul






Publicado em 14/01/2014 na seção cursos :: Versões alternativas: Texto PDF




O curso de Agronomia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), ministrado no Campus de Janaúba, foi acreditado no Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação (Arcu-Sul).



"A conquista é muito importante para a instituição, pois poucos cursos de Agronomia do Brasil possuem esse selo de qualidade", frisou o professor José Augusto dos Santos Neto, coordenador da referida graduação.

O Arcu-Sul é resultado de um acordo entre os ministérios de Educação da 
  • Argentina,
  • Brasil, 
  • Paraguai, 
  • Uruguai, 
  • Bolívia e 
  • Chile, 
Com homologação pelo Conselho do Mercado Comum do Sul (Mercosul). 

O sistema executa a avaliação e creditação de cursos universitários, com gerenciamento pela Rede de Agências Nacionais de Acreditação, no âmbito do Setor Educacional do Mercosul.


A concessão conferida ao curso de Agronomia da Unimontes tem validade até o ano de 2019, quando a graduação passará por outra avaliação. "O título coloca a graduação em destaque nacional e internacional", completou o professor José Augusto Neto.

Integração


O sistema Arcu-Sul visa estabelecer e assegurar critérios regionais de qualidade de cursos de graduação para a melhoria permanente da formação em nível superior, necessária para a promoção do desenvolvimento educacional, econômica, social, política e cultura dos países da região.
 A certificação da qualidade acadêmica é obtida por meio de procedimentos e critérios previamente aprovados pelo Setor Educacional do Mercosul.

A iniciativa oferece garantia pública entre os países da região do nível acadêmico e científico dos cursos de Agronomia. O nível acadêmico é estabelecido conforme critérios e perfis tanto ou mais exigentes que os aplicados pelos países em seus âmbitos nacionais análogos.


Unimontes


O curso de Agronomia da Unimontes, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex), iniciou suas atividades em 1996, sendo vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET). Possui um corpo de docente composto em sua maioria por mestres e doutores (93%) mantém na atualidade um universo de 207 acadêmicos matriculados. Até agora foram realizadas 22 solenidades de outorga de grau, com a formatura de 434 engenheiros-agrônomos.

O professor José Augusto salientou que os profissionais egressos do curso de Agronomia da Unimontes estão atentos aos recursos ambientais disponíveis na região, tanto no sentido de saber aproveitá-los para incrementar a produção agropecuária como para saber aproveitá-los e avaliar sua capacidade de uso. Além disso, destacou o professor José Augusto, "o curso é voltado para formar profissionais com aptidão para resolver os problemas regionais ligados à produção agropecuária.



FONTE

Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário